FUTSAL

CASC Freixo anuncia desistência do Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão

Publicado por Guilherme Moutinho em Sex, 2020-10-09 10:08

Está confirmado, o CASC Freixo regressa às competições distritais após volte-face da Federação Portuguesa de Futebol. O caso que gera a discórdia prende-se com a possibilidade de utilização de um treinador principal, com o curso de Grau I, nas competições nacionais. Relembramos que o exigido, pelo regulamento da FPF, é o Grau II, a falha no cumprimento desta premissa é punida com multa.

O emblema freixenista reclama do comportamento da FPF em comunicado nas suas redes sociais dizendo que “ao CASC Freixo e ao CSP Vila Flor, ambos clubes da AF Bragança, foi garantido pela FPF que ambos os clubes poderiam assumir a subida ao Nacional, pois os seus treinadores estavam inscritos no Curso de Grau 2 de treinadores e assim evitar ser multados todas as semanas. A uma semana do início do campeonato fomos informados que a FPF voltou atrás na sua palavra.” Esta decisão ocorre a 2 dias do arranque do Campeonato Nacional de Futsal da 2ª Divisão e gera remodelações na Série C, onde iria militar a equipa do CASC Freixo, passando a contar com apenas 9 clubes.

O CASC Freixo refere ainda no comunicado que “desiste da sua participação no Nacional, pois é insustentável, para qualquer clube, receber todas as semanas multas tão elevadas por ter apenas treinadores de Grau 1 nos seus quadros. Acrescentando que “há cerca de 10 anos que não são feitos cursos Grau 2 na AF Bragança.”

João Carrasco, que acumula funções no CASC Freixo de jogador e Diretor Desportivo, assume o regresso ao Distrital de cabeça levantada, mas sem esconder a indignação e descontentamento face à postura e promessas quebradas da FPF. “Foi feita uma promessa ao Freixo e ao Vila Flor, só que o Vila Flor conseguiu, à última da hora, cumprir os requisitos e nós não. Aceitámos assumir o Nacional porque existia possibilidade de clubes provenientes de Associações Distritais ou Regionais com regiões de baixa densidade demográfica poderem inscrever treinadores de grau I, porque não tinham realizado os cursos de grau II. Já tinha os jogadores inscritos e a GNR paga para o jogo de sábado. Já informei o plantel e ficamos no Distrital.”

Com este desfecho, o CASC Freixo irá aumentar o lote de clubes que militam no Campeonato Distrital de Futsal AF Bragança. O sorteio da competição distrital de futsal seniores masculino está marcada para 10 de outubro, às 21h00, na sede social da AF Bragança.

Assinaturas MDB