FUTEBOL DISTRITAL

Bragança de mão-cheia vence na visita ao Macedo de Cavaleiros (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2024-01-29 17:30

O Grupo Desportivo de Bragança reforçou a liderança na Divisão de Honra com um triunfo categórico – somando 13 vitórias nas 13 jornadas disputadas – diante do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, por 0-5, apresentando uma vantagem confortável de 12 pontos relativamente ao segundo classificado, o Vinhais.

No Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, o jogo teve um primeiro tempo eletrizante, com ambas as equipas a dividirem oportunidades, desde Hélton (1’) a disparar por cima até Euse (2’) a rematar muito perto do poste da baliza defendida por André Reis.

Em alta rotação, o extremo canarinho Hélton mostrava-se intratável e, aos 8 minutos, fugiu pelo flanco direito, realizando um cruzamento atrasado que resultou num autogolo de Euse na tentativa de corte.

A vantagem seria dilatada à passagem do minuto 22 por Tony. O avançado brasileiro deu o melhor seguimento ao cruzamento de Helton.

O terceiro golo da formação brigantina, aos 32 minutos, começou na sua zona defensiva, na sequência de um pontapé de canto do Macedo, com Ruben Ferreira a solicitar a velocidade de Hélton, que só parou para celebrar junto da claque visitante.

No reatamento, o Macedo de Cavaleiros procurou reduzir a diferença no marcador, mas faltou "alguma sorte" na finalização, exemplificada pelo remate de Anderson ao poste aos 56 minutos.

Aos 80 minutos, Tony desviou de cabeça o livre lateral de Ruben e, aos 90+7, Helton marcou o 0-5 na recarga, após um lance dividido entre Tárcio e Neuer, com o jovem guarda-redes a ficar bastante maltratado e a suscitar muitos protestos do banco da equipa da casa, valendo o cartão vermelho a Canhoto.

"O Neuer levou uma pancada na cabeça e na perna no lance do quinto golo, e embora isso não altere o desfecho da partida, é importante lembrar que para quem trabalha e quer ser competitivo, todos os golos contam," explicou o técnico do Macedo de Cavaleiros, Nuno Fernandes.

Na análise da partida, Nuno Fernandes destacou a diferença no aproveitamento das oportunidades criadas como o elemento definidor do jogo. "Começámos bem a partida com ocasiões claras de golo, mas o Bragança acabou por marcar num autogolo na primeira jogada que conseguiu ligar os setores. Quando falhamos oportunidades e sofremos um golo, acaba por deitar por terra a estratégia delineada, onde queríamos jogar para vencer. Na segunda parte, tivemos mais posse de bola e construímos situações de golo, mas sem sucesso. No entanto, o Bragança mostrou-se eficaz nas transições e acabou por decidir a partida. Queremos visar o segundo lugar, pois o primeiro está entregue e com mérito do Bragança."

O Macedo de Cavaleiros apresentou-se com uma defesa improvisada, sentindo-se a ausência de Edra, Lauro e Pessanha, no entanto, segundo Nuno Fernandes, essa lacuna foi minimizada pelo esforço coletivo. "É verdade que nos faltaram jogadores titulares no eixo defensivo, mas não baixamos os braços e procurámos soluções contra uma equipa em que não se pode falhar".

Do lado do Bragança, Nuno Gonçalves mostrou-se agradado com a exibição conseguida. "Este jogo teve um contexto mais desafiante do que o encontro da primeira volta, uma vez que ambas as equipas já disputaram metade da competição e conhecem-se melhor. Conseguimos manter o equilíbrio ao longo do jogo, demonstrando uma boa coesão defensiva e sendo perigosos nas transições ofensivas. O nosso objetivo é sempre jogar perto da baliza adversária, e se na segunda parte estivemos menos presentes na zona de finalização, foi mérito do nosso adversário. O resultado é justo pelo esforço dos meus jogadores, que estão de parabéns."

Desta forma, o Bragança soma 39 pontos, liderando isoladamente a Divisão de Honra da AF Bragança, enquanto o Macedo de Cavaleiros ocupa o quinto lugar, com 23 pontos.

A Divisão de Honra regressa no dia 11 de fevereiro, sendo que no próximo domingo se realiza a segunda mão dos quartos de final da Taça AF Bragança. O alinhamento dos jogos é o seguinte: Bragança-Argozelo, Vila Flor-Macedo, Moncorvo-Rebordelo e Vinhais-Carção.

Recordamos que na primeira mão, Rebordelo, Vinhais e Bragança venceram pela margem mínima de 1-0, enquanto o Macedo defronta o Vila Flor com uma vantagem confortável de 4-0.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB