Nordeste Transmontano

Bispo D. Nuno Almeida deu a bênção no início da peregrinação diocesana da Senhora do Carmo pelos quartéis da GNR

Publicado por António G. Rodrigues em Seg, 04/28/2025 - 10:35

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, deu esta segunda-feira a bênção ao início da peregrinação da imagem da Senhora do Carmo, padroeira da GNR, pelos quartéis da Guarda Nacional Republicana do distrito de Bragança, que vai decorrer até 30 de maio.

Numa cerimónia que decorreu no quartel de Bragança da GNR, D. Nuno Almeida lembrou as palavras do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa: "Como Maria e juntamente com Ela, sede todos os dias portadores da sua alegria e do seu amor. Sempre prontos, sempre velozes, mas sem ansiedade”.

E frisou ainda que "Maria carrega os sofrimentos e as dificuldades dos seus filhos". "Connosco – e ainda mais do que nós – ela deseja alegria e salvação para todos. Neste tempo de incerteza de guerra e de violência, apoiemo-nos nela, que é a mãe de todas as mães e torna forte a nossa esperança!
Maria, Senhora do Carmo não seguiu o caminho mais cómodo ou mais fácil, mas o caminho mais fiel à Vontade de Deus. Que seja assim com todos nós, no cumprimento da nossa missão se servir", disse D. Nuno Almeida.

Já o comandante distrital da GNR, António Lobo de Carvalho, sublinhou que "esta iniciativa foi cuidadosamente planeada para que a Imagem de Nossa Senhora do Carmo percorra, com respeito, solenidade e espírito de missão, toda a nossa Zona de Ação, aproximando a Guarda das comunidades que servimos e protegemos".

A imagem da Senhora do Carmo segue agora para Argozelo. No dia 01 de maio estará presente na Concatedral, em Miranda do Douro.

Nos dias 12 e 13 passará pelo santuário mariano dos Cerejais, em Alfândega da Fé, terminando a peregrinação no dia 30 de maio, no Mosteiro de Castro de Avelãs.

No final da cerimónia desta segunda-feira, D. Nuno Almeida ofereceu à GNR um terço feito pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Bragança.

Assinaturas MDB