A opinião de ...

Uma questão de exemplo

Adriano Moreira, antigo governante e líder do CDS-PP, professor universitário e colaborador do Mensageiro de Bragança, dizia, em certa ocasião, perante uma plateia, que tinha alguma parcimónia em fazer eco da sua condição de transmontano. Não por não ter orgulho nas suas origens mas para não deixar envergonhados os que não tinham o privilégio de ser transmontanos como ele.
Adriano Moreira é um dos exemplos de pessoas que, saindo do Nordeste Transmontano rumo ao litoral, nunca esqueceram as suas origens, nunca as renegaram e tudo fizeram pela sua terra.
Manuel da Costa Andrade é outro desses exemplos, como já não haverá muitos.
Dono de um percurso profissional e de vida exemplar, ao ponto de reunir o consenso de PSD e PS para assumir a presidência do Tribunal Constitucional, nunca esqueceu as suas origens, em Carção (Vimioso) nem nunca esqueceu os que por cá estão, deste lado do Marão.
Fossem assim todos os que cruzam o Douro para sul e, com certeza, o "crime" de que o antigo presidente do Tribunal Constitucional fala nas página anteriores, numa entrevista exclusiva e sem filtros ao Mensageiro de Bragança, de "esquecimento e depauperamento" do Interior do país, seria muito mais amenizado... veja-se, ainda, o caso da venda das barragens, num processo em que a cada sachada aparece nova minhoca.

O período pascal que agora vivemos ainda não está revestido da normalidade que todos esperávamos há um ano, quando fomos confrontados com um confinamento decretado pela pandemia.
Um ano depois, já podemos assistir às celebrações litúrgicas e vivermos a Páscoa com o conforto da normalidade possíevl, que é mais do que há um ano. Mas com a cautela suficiente para que daqui a 12 meses não estejamos a adiar por mais um ano a saída dos compassos e procissões.

O alívio sentido nas últimas semanas parece começar a refletir-se nos números no distrito de Bragança, em que os casos mais do que duplicaram numa semana. O filme já foi visto anteriormente, pelo que não precisamos de o repetir.

Uma Feliz e Santa Páscoa, em segurança.

Edição
3826

Assinaturas MDB