CANOAGEM

Rio Tua volta a receber prova do campeonato nacional de fundo

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-03-22 14:06

É já no próximo fim-de-semana que Mirandela acolhe o Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem com um número esperado de cerca de 1000 atletas, adianta em comunicado a Federação Portuguesa da modalidade que organiza a competição em conjunto com a Câmara Municipal e o Clube Fluvial de Mirandela.

Esta é uma “prova histórica na modalidade de canoagem em Portugal”,  pois trata-se da competição nacional que conta com “o maior número de participação de atletas entre todas as especialidades e conta ainda como os principais nomes da canoagem portuguesa”, acrescenta a nota à imprensa..

O Campeonato Nacional de Fundo é disputado em 42 categorias e conta com mais de 1000 atletas que representam 50 clubes de todo o continente e ilhas. Esta é uma prova que se disputa em circuito de 2000, 3000 e 5000 metros dependendo da categoria com embarcações monolugares em K1 (kayak) C1 (canoa) e SUPC (Standupcanoe).

Recorde-se que Portugal é o atual Campeão da Europa de K1 5000 metros, com Fernando Pimenta que já foi campeão do Mundo nesta distância, em 2017 e 2018, ele que é o atual campeão nacional desta prova em K1 Sénior, sendo o atleta com mais títulos nacionais de sempre nesta prova. É imbatível desde 2009 e soma 14 títulos desde então.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB