Bragança

Ricardo Pinto afasta-se do PSD e dá novamente maioria a Isabel Ferreira no Executivo camarário

Publicado por António G. Rodrigues em Seg, 11/03/2025 - 08:51

Ricardo Pinto, vereador eleito pelo PSD para a Câmara de Bragança, anunciou hoje o apoio a Isabel Ferreira (PS), nova presidente da Câmara de Bragança, permitindo, assim, a maioria que a autarca tinha perdido no Executivo com o afastamento de Nuno Moreno do PS.

Numa publicação nas redes sociais, Ricardo Pinto, que chegou a liderar a JSD, anuncia o afastamento do partido após 14 anos e a integração do próximo executivo como vereador a tempo inteiro.

"Há momentos na vida em que é preciso escolher entre o conforto da rotina e a coragem de agir.
Hoje, escolhi agir. Assumi o desafio de integrar o executivo municipal de Bragança, liderado pela Presidente Drª Isabel Ferreira, convicto de que o concelho precisa de estabilidade política, de pontes firmes e de diálogo verdadeiro para concretizar projetos e realizar obra", explicou.

No mesmo texto, Ricardo Pinto garante que não toma esta decisão "por vaidade nem por ambição".

"Faço-o por convicção, por dever e por amor à cidade que me viu crescer.
Tomo esta decisão de forma consciente e independente, mas com o mesmo espírito social-democrata que sempre guiou o meu caminho, o espírito de quem acredita que a política deve servir as pessoas", disse.

O vereador eleito anunciou, também, que se afasta do PSD.

"Encerro hoje um ciclo no PSD, partido onde militei durante 14 anos, com respeito, gratidão e lealdade.
Foram anos de entrega total, de trabalho e de compromisso, em que dediquei tempo, energia e coração para ajudar a fazer crescer o partido e fortalecer o seu papel em Bragança.

A todos os companheiros de militância, especialmente àqueles que se juntaram ao PSD pela minha mão, deixo uma palavra sincera de reconhecimento e amizade, com a certeza de que compreendem esta decisão", frisou.

Ricardo Pinto garante estar de "consciência tranquila".

"Estou de consciência tranquila, porque a decisão que tomei com a certeza de que tudo o que faço tem um objetivo maior - Bragança.

Acredito profundamente que as cidades não se constroem com trincheiras, mas com pontes e que o tempo da política de muros deve dar lugar à política de diálogo e de resultados.

Quem me conhece sabe que sempre dei a cara, nos dias bons, nos dias maus e que nunca fiz nada pela metade.
É assim que volto a fazê-lo agora, com a cabeça erguida, o coração tranquilo e a determinação de quem quer ver Bragança a crescer.
Não abandono ninguém, nem renego o meu passado.

Levo-o comigo como parte da minha história, da minha formação e da minha forma de estar na vida".

Ricardo Pinto frisa que "agora é tempo de servir de outro modo".

"Agora é tempo de servir de outro modo, livre de rótulos, mas preso a um só compromisso: o de trabalhar pelo concelho Bragança, todos os dias, com verdade e com resultados, integrado num executivo cujo único objetivo é pugnar pelo desenvolvimento socioeconómico de Bragança e pela melhoria da qualidade de vida de todos.
Por Bragança, pela estabilidade e pelo futuro", termina.

Desta forma, Isabel Ferreira volta a ter quatro vereadores (incluindo a presidente), com o PSD a ficar com dois, para além de Nuno Moreno, eleito como número dois na lista do PS mas que anunciou que passaria à condição de independente na tomada de posse, na sexta-feira.

Ricardo Pinto, que é funcionário do Brigantia Ecopark (uma entidade controlada pela Câmara Municipal), tinha sido o número três da lista do PSD, liderada por Paulo Xavier.

Assinaturas MDB