Programas de combate ao insucesso escolar “são uma das marcas do Norte"

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) foram considerados como dos “mais relevantes” e “uma das marcas do Norte 2020” pelo presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), António Cunha. “Permitiram que Portugal desse um salto enorme no melhoramento do desempenho escolar e melhorasse as taxas de sucesso, seja no número de estudantes que terminam o secundário ou dos que vão para o ensino superior”, afirmou o presidente da CCDRN durante uma visita a Macedo de Cavaleiros na passada sexta-feira.
António Cunha revelou que “nos últimos 10 anos o país teve uma evolução muito positiva [no insucesso escolar] e na região Norte ainda mais, pois em 2011 era a região com indicadores mais baixos nesse domínio e em 2021/22 teve o melhor indicador”, salientou António Cunha vincando que os PIICIE “são um bom exemplo do que podem fazer os municípios e a política de proximidade”.
Em Macedo de Cavaleiros o financiamento do PIICIE foi de 742mil euros. “Fizeram a diferença”, afirmou o presidente da CCDRN.