Mogadouro

Pouca chuva condicionou aparecimento de pantorras nos campos

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-04-20 10:00

O presidente da Associação Micológica “A Pantorra” alertou que a falta de chuva nas duas primeiras semanas de abril está a provocar no Nordeste Transmontano um fraco aparecimento de pantorras, um cogumelo silvestre muito procurado devido ao seu elevado potencial gastronómico.
“A expectativa para o aparecimento de pantorras é baixa. Apesar da quantidade de chuva que se fez sentir nos últimos meses, seguiu-se uma fase de seca que não deixou desenvolver esta espécie de cogumelos silvestres, havendo muito poucos em comparação com um ano normal”, explicou o micólogo Manuel Moredo.
Esta situação foi dada a conhecer durante a saída de campo, que decorreu sábado pela manhã, que se enquadrou no encontro de primavera desta associação micológica, com sede em Mogadouro.
“A pantorra [‘Morchella esculenta’] é um cogumelo que nem sempre se encontra. O ano passado houve muitas pantorras. Este ano há poucas, mas as saídas de campo valem sempre a pena, não só por estes cogumelos, mas também pelo convívio e o contacto com a natureza”, vincou Manuel Moredo.
Mesmo com

Assinaturas MDB