Mirandela

Não há candidatos para liderar Confraria de Nossa Senhora do Amparo

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-01-25 09:56

Não foi apresentada qualquer lista no prazo estipulado (até 23 de janeiro) para a eleição dos órgãos sociais da Confraria de Nossa Senhora do Amparo, que está marcada para o dia 30 de janeiro, no Santuário de Nossa Senhora do Amparo (NSA).

Recorde-se que já não há eleições para a confraria, desde a saída do anterior bispo da Diocese de Bragança/Miranda, Dom José Cordeiro, Em novembro de 2021, a anterior direção liderada por Sílvio Santos manifestou a vontade de não se recandidatar, mas devido ao facto de não se poderem realizar eleições enquanto não fosse nomeado um novo bispo, alguns elementos da anterior direção continuaram a gerir os destinos da Confraria, na qualidade de comissão administrativa.

Entretanto, como já foi nomeado D. Nuno Almeida como Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, o ato eleitoral já pode ser realizado e está agendado para 30 de janeiro, mas ninguém mostrou disponibilidade.

Ao que apurámos, Sílvio Santos, o atual comissário da comissão administrativa, já solicitou ao Bispo da Diocese uma reunião com carácter de urgência para encontrar uma solução. Refira-se que, no mês de dezembro, após a reunião da apresentação das contas de 2023 (saldo positivo a rondar os 1025 euros) Sílvio Santos reiterou não ter intenção de se candidatar por considerar que é preciso renovar.

No entanto, garantiu que a instituição de cariz religioso não ficará num vazio diretivo. “Uma coisa é certa, este grupo, sejam duas ou vinte pessoas que está, jamais irão deixar fechar o santuário de Nossa Senhora do Amparo, mas estamos a falar da confraria, outra coisa será assumir a confraria na sua plenitude naquilo que conhecemos até hoje, são questões completamente distintas”, afirmou.

Assinaturas MDB