Entrevista a Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança

“As mudanças promovidas em 2023, e mantidas pelo atual Ministro, são dramáticas e vão retirar milhares de alunos do Ensino Superior”

Publicado por AGR em Qui, 08/28/2025 - 09:30

Mensageiro de Bragança: Para o próximo ano letivo, o IPB terá algumas novidades em termos de oferta formativa. Quais?
Orlando Rodrigues: O Instituto Politécnico de Bragança vai ter em funcionamento quatro novas licenciaturas no próximo ano letivo. Duas delas, a Licenciatura em Osteopatia e a Licenciatura em Restauração e Tecnologia Alimentar, vão abrir na Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar, em Chaves, recentemente criada. Estas duas novas formações, cada uma delas com 25 vagas, beneficiam da cooperação com as restantes escolas do IPB. A de Osteopatia com a Escola Superior de Saúde e a de Restauração e Tecnologia Alimentar com a Escola Superior Agrária.
São duas licenciaturas que correspondem a necessidades do mercado de trabalho. A Osteopatia é uma profissão com procura crescente e uma profissão de futuro. Neste momento há poucas escolas a oferecer esta formação em Portugal. A licenciatura em “Restauração e Tecnologia Alimentar” prepara profissionais para a área da restauração, mas também da indústria, ambas em forte crescimento e suportadas por competências científicas muito relevantes do IPB, de grande impacto internacional.
Na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela, vai abrir a Licenciatura em Jornalismo e Comunicação. Neste caso, trata-se de uma reformulação do curso que já existia, estando agora alinhado com os desafios contemporâneos da comunicação e do jornalismo digital. A Licenciatura em Jornalismo e Comunicação dotará os estudantes de pensamento crítico, domínio das novas tecnologias digitais de comunicação e uma forte base ética e deontológica. Seguindo recomendações da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, transformou-se a anterior licenciatura de Comunicação e Jornalismo. É uma formação muito adequada a valências muito relevantes que a escola tem vindo a desenvolver, combinando a área de jornalismo com a área das tecnologias de comunicação. Esta licenciatura abre com 40 vagas.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão inicia também no próximo ano letivo um novo curso de licenciatura: a licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão. É um novo plano de estudos que surge da restruturação do curso em Informática de Gestão, o curso mais antigo do IPB na área das Tecnologias de Informação. O novo Plano de Estudos vem adaptar o curso às atuais necessidades do mercado de trabalho e à evolução das tecnologias digitais, em particular de IA. Pretende-se dotar estes profissionais de conhecimentos que os habilitem a lidar com estas novas ferramentas, sendo capazes de realizar funções de maior nível de abstração, não facilmente substituíveis, no médio prazo, por processos e ferramentas automáticas.
Uma outra grande aposta do IPB são os Mestrados Profissionais.
Os mestrados profissionais têm menor duração, de um ano letivo (60 créditos ECTS) e uma orientação claramente profissionalizante. Estas formações caracterizam-se pelo envolvimento dos empregadores na realização dos trabalhos de projeto e dos estágios de natureza profissional. Têm um enfoque no desenvolvimento/aprofundamento de competências técnicas relevantes para o mercado de trabalho e promovem a aprendizagem ao longo da vida.
No IPB, os mestrados profissionais estão organizados de forma modular e com calendarização flexível compatível com a oferta de microcredenciais.
Os candidatos aos mestrados profissionais devem obrigatoriamente possuir experiência profissional mínima de cinco anos.
Estão já em funcionamento os mestrados em Gestão Aplicada e Tecnologias Agroalimentares entrarão em funcionamento os mestrados em Digitalização Aplicada e em Indústrias Culturais e Criativas.
No mesmo sentido, tem vindo a ser ampliada a oferta de Microcredenciais, respondendo a necessidades emergentes do mercado de trabalho e pensadas em conjunto com os empregadores.

Assinaturas MDB