Diocese

Mogadouro acolheu jovens estudante de medicina através da Missão País

Publicado por Francisco Pinto em Ter, 2024-02-27 11:41

O concelho de Mogadouro acolheu ao longo de uma semana um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito da “Missão País” e promoveram um conjunto de atividades no seio da comunidade.

A Missão País é um projeto católico para jovens universitários que se desenvolve anualmente desde há 20 anos em várias faculdades de Portugal. Todos os anos partem de várias faculdades do País um grupo de universitários para uma pequena localidade portuguesa, onde durante uma semana prestam serviço de voluntariado nas diversas instituições locais e nas ruas. O concelho de Mogadouro recebeu pela primeira vez esta iniciativa.

Para o pároco de Mogadouro, o exemplo destes jovens universitários da Missão País na Paróquia de Mogadouro foi extraordinário.

“Sessenta jovens crentes e orantes dispensaram o tempo das suas férias para estar, escutar e servir as pessoas da nossa comunidade paroquial. Todas as pessoas, sem exceção, foram contempladas, desde as crianças mais pequenininhas aos mais velhinhos passando pelas diversas valências da Santa Casa de Misericórdia, Espaço Mais, Agrupamento de Escolas de Mogadouro e as pessoas em geral da nossa paróquia que passavam na rua ou em visitas ao domicílio de quem abria a porta”, disse ao Mensageiro o Pe. Nelson Silva.

De acordo com o clérigo, estes jovens levaram uma mensagem de esperança e alegria do Evangelho, na confiança em Deus, animaram e proporcionaram celebrações litúrgicas na comunidade, fizeram uma peça de Teatro incrível de motivação à vocação dos jovens.

Tudo isto foi possível com a ajuda dos paroquianos, do município de Mogadouro, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro e de todas as pessoas que colaboraram. Este foi o primeiro de três anos que têm este projeto.

Já Carolina Castro, uma estante de Psicologia disse que quando fez a primeira “Missão País”não tinha consciência do impacto que ia ter.

“Não se trata só de uma simples semana de voluntariado mas sim, e sobretudo, de uma semana em que, através da nossa companhia, levamos a alegria do encontro com Jesus a todos aqueles com quem nos cruzamos”, vincou.

Assinaturas MDB