Macedo de Cavaleiros

Ministro da Administração Interna inaugurou centro de meios aéreos e prometeu apoio à nova base de apoio logístico

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-02-09 16:08

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, prometeu financiar em 50 por cento a construção de uma nova base logística em Macedo de Cavaleiros, orçada em um milhão de euros.

A promessa foi feita durante a inauguração do novo Centro de Meios Aéreos daquela cidade, no passado sábado, que albergará (a obra ainda não está concluída) os serviços municipais de Proteção Civil, bem como os serviços de meios aéreos e de socorro e emergência médica.

“Assumimos o compromisso de aqui também contribuirmos para uma base de apoio logístico aos bombeiros de toda esta região que, quando são substituídos, podem repousar para depois terem condições quando regressarem aos teatros de operações.

Há uma base de apoio aéreo agora reforçada nas suas capacidades, há uma com condições muito limitadas e vamos ter uma base de apoio logística nova, com condições de banhos, de repouso, de refeições, com condições de dignidade para todos os bombeiros desta região”, frisou o governante.

Sobre o edifício inaugurado, José Luís Carneiro frisa que é “trabalhar no outono e no inverno para preparar a primavera e o verão”.

“Em 2022 conseguimos garantir níveis muito eficientes do uso de meios aéreos. Estamos a falar de um combate inicial que permitiu debelar os incêndios, em 90 por cento dos casos, até aos 90 minutos, e que em 83 por cento dos casos de incêndio ardesse apenas até um hectare.

Significa isto que há dez por cento de eficácia onde temos de ter ganhos. Para termos ganhos na primeira resposta do ataque aos incêndios temos de ter meios pré-posicionados no território. Este centro permite pré-posicionar os meios de combate aéreo, reforçar a capacidade de resposta e, sobretudo, a primeira resposta para garantir que há uma resposta mais célere quando os incêndios deflagram.

E, com isso, temos ganhos de eficácia no combate”, garantiu José Luís Carneiro.

O ministro participou, ainda, na sessão solene de comemoração dos cem anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo, que apresentaram um novo logotipo, e inauguraram um mural emblemático de homenagem aos bombeiros da terra.

Ao longo do ano, haverá cem iniciativas diferentes para assinalar o centenário.

Assinaturas MDB