Saúde

Médicos que venham para o interior terão benefícios nos ordenados e na habitação

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-01-19 09:09

Ministério da Saúde anunciou esta semana que vai lançar em 2024 um programa de formação partilhada para atrair jovens médicos aos hospitais de territórios de baixa densidade populacional, nomeadamente o de Bragança, que prevê benefícios salariais e apoio ao pagamento de habitação.
O programa “Mais Médicos” será aplicado às sete unidades locais de saúde de Bragança, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Portalegre, Santiago do Cacém e Beja.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse em declarações aos jornalistas, no Porto, que está a trabalhar com a Ordem dos Médicos para que o Modelo de Formação Partilhada arranque no início do próximo ano.
O objetivo do programa é que os jovens médicos trabalhem um período num hospital do interior e outro numa unidade do litoral.
O ministro da Saúde não adiantou valores sobre a majoração das remunerações, mas Manuel Pizarro disse no que respeita à habitação as autarquias e os hospitais serão envolvidos para que sejam criadas condições de alojamento que “minorem a despesa excessiva de quem tem de trabalhar em dois sítios diferentes”.

Assinaturas MDB