FUTEBOL DISTRITAL

Macedo de Cavaleiros derrota Estudantes Africanos e alcança terceira vitória consecutiva (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-01-21 22:09

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros venceu, este sábado, no seu reduto, os Estudantes Africanos, por 1-0, no encontro de abertura da 14.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança, subindo provisoriamente ao quarto lugar da tabela classificativa.

Num encontro marcado pela intensidade nas bolas divididas, disputado num relvado que já viveu melhores dias, o conjunto orientado por José Carlos Afonso teve de suar para somar a sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Distrital.

Apesar de controlar a maioria da posse de bola no primeiro tempo, o ataque dos macedenses mostrou-se ineficaz para “desmontar” a organização defensiva dos Africanos e chegar ao golo.

Na etapa complementar, a formação visitante mostrou mais “atrevimento” e o Macedo de Cavaleiros sentiu dificuldades para sacudir a pressão nos primeiros 20 minutos. Os rapazes de José Carlos Afonso souberam sofrer e, aos 68’, Rui Tavares deixou um sério aviso com um cabeceamento à trave na sequência de um canto.

O golo acabaria por surgir, aos 81’, por Rui Tavares. O lance começou num lançamento lateral em que Edison descobre Mata, na pequena área, que cabeceou contra o corpo de Eric Rodrigues, no ressalto Rui Tavares aproveitou para concretizar o 1-0. Nos festejos, Rui Tavares dedicou o golo ao lesionado Corunha.

Aos 88’, Rui Tavares podia dilatar o marcador, na conversão de uma grande penalidade, mas não conseguiu enganar o guarda-redes Marcelo.

Antes do apito final, aos 90+1’, Luccas Silva, num lance confuso na área, atira em cheio na barra da baliza de Marcelo.

No final do encontro, José Carlos Afonso, destacou a capacidade do seu grupo de trabalho. “É a luta, o trabalho, a união e o balneário que estes jogadores têm que ganham os jogos, portanto, só tenho que estar feliz pelo resultado”.

Quanto ao jogo, o técnico macedense valorizou a vitória num terreno complicado para a prática do futebol. “Esta equipa dos Africanos já no primeiro jogo deram-nos um trabalho terrível, tal como o fizeram aqui, têm todo o mérito do mundo nas dificuldades que nos fizeram sentir, especialmente na primeira parte. Na segunda parte, já foi ligeiramente melhor porque falei aos jogadores que é impensável jogar com a bola no chão, como gostamos e queremos”.

O técnico dos Estudantes, José Alves, lamentou as oportunidades desperdiçadas. “Acabou por ser um jogo muito equilibrado, onde o Macedo entrou melhor no primeiro tempo. Ao intervalo retificámos algumas situações e conseguimos cinco situações soberanas para chegar ao golo,” lembrando que o adversário “acaba por ser um justo vencedor porque marcou, mas acredito merecermos mais. Este terreno não é fácil para jogar, as oportunidades no futebol atual cada vez são mais escassas e não podemos falhar as ocasiões criadas”.

Com este desfecho, o Macedo de Cavaleiros soma agora 27 pontos, enquanto os Estudantes seguem no nono lugar com os mesmos 10 pontos. Amanhã a jornada 14 fecha com os jogos: Carrazedense-Vinhais; Rebordelo-Carção; Mirandês-Mirandela e Vila Flor-Argozelo.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB