Douro Internacional

Incêndio deixou forte impacto na colónia de abutre-preto e futuro incerto para a espécie

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 08/28/2025 - 09:33

O incêndio que deflagrou na sexta-feira na área do Douro Internacional deixou um forte impacto ambiental na colónia de abutre-preto (‘Aegypius monachus’) que está a ser consolidada nesta área protegida, avançou fonte ligada à conservação desta espécie.
“No que respeita à colónia de abutre-preto do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), esta sofreu um forte impacto ambiental. Este incêndio deflagrou com grande intensidade por toda a área de distribuição dos ninhos, destruindo dois deles”, explicou o biólogo da Associação Palombar, José Pereira.
De acordo com este especialista em avifauna rupícola, acrescentou que dos oito ninhos ativos com outros tantos casais de abutre-preto, havia cinco crias nascidas com cerca de 120 dias de vida.
“Esta são crias que estão muito dependentes dos progenitores. O fogo atingiu de forma muito intensa metade deste ninhos, onde dois ficaram totalmente destruídos e outros dois muito danificados. Para além destes danos na colónia, arderam plataformas artificiais que estavam disponíveis para receber novos casais reprodutores”, indicou o biólogo.

Assinaturas MDB