Diocese

IDEP abre novo ciclo de formação com apelo à participação dos leigos e ao diálogo entre cristãos

Publicado por António G. Rodrigues em 15-10-2026 10:25

O Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) de Bragança-Miranda abriu, no sábado, 10 de outubro, um novo ciclo de formação de dois anos, com 14 inscritos e uma aposta na preparação dos leigos para o serviço às comunidades. A sessão, realizada no Seminário de São José, colocou também o diálogo ecuménico no centro da reflexão, com a participação de monsenhor Juan Usma Gómez, responsável pela Secção Ocidental do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Santa Sé.

A conferência “Unidade dos cristãos: tarefa e desafio” marcou o arranque de um ano letivo em que começa a formação específica para o ministério de catequista, a par da preparação para outros ministérios. O objetivo é responder às necessidades de uma diocese extensa, com poucos sacerdotes, e incentivar uma participação mais consciente e preparada dos fiéis na vida das comunidades.

Em declarações à Agência Ecclesia, D. Nuno Almeida afirmou que o IDEP “é vital, no presente e no futuro”, sublinhando a preocupação de que “nenhuma comunidade fique para trás”. Para o bispo de Bragança-Miranda, a diminuição do número de sacerdotes deve ser acompanhada por uma maior responsabilidade e participação dos leigos, cujo exercício de ministérios exige preparação específica.
O prelado apresentou o instituto como uma escola de ministérios, com uma base de formação teológica à qual se juntam áreas específicas de serviço pastoral. Destacou ainda o trabalho de adaptação do currículo às necessidades locais e adiantou que o novo ciclo inclui candidatos ao diaconado permanente, que terão posteriormente formação complementar.

Ao Mensageiro de Bragança, o diretor do IDEP, Pe. José Manuel Ribeiro Gomes, explicou que esta abertura assinala o início do segundo ciclo da atual proposta formativa, depois de o primeiro ter terminado no ano passado. A intenção é que o instituto alcance toda a diocese e acolha tanto quem se prepara para receber um ministério como quem procura aprofundar a sua fé.

 

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Diplomas
 

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve