Nordeste Transmontano

Feira das Cantarinhas é icónica e uma marca de Bragança

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2024-04-18 09:55

Marcada para 3 a 5 de maio, em Bragança, a Feira das Cantarinhas continua a “ser a mais emblemática da cidade”, garantiu o presidente da Câmara, Paulo Xavier, durante a apresentação do certame na passada segunda-feira.
A feira que sempre foi na rua, antigamente realizava-se só durante um dia, mas nas últimas décadas cresceu e passou a decorrer durante mais tempo. “Quando eu era criança a feira era um dia de festa e não havia aulas. As crianças e os jovens andavam de manhã à noite com um assobio pelas ruas. Claro que o certame cresceu, foi ocupando vários espaços e inovando. Voltou ao centro”, recordou Paulo Xavier, autarca de 65 anos natural de Bragança.
“É uma feira anual que marca a região. Este ano tem 472 expositores, que vem diversos produtos, como o renovo (hortícolas) para plantar as hortas, tendeiros de roupa e outros artigos, mas a tradição são as cantarinhas de barro, que eram feitas em Pinela [aldeia do concelho de Bragança] mas hoje são nacionais. Hoje a feira é uma marca indelével da nossa cidade, do concelho e do distrito”, indicou o autarca.

Assinaturas MDB