Faleceu o Cón. João Aguiar, antigo presidente da Rádio Renascença
Faleceu esta quinta-feira o Cón. João Aguiar Campos, antigo presidente da Rádio Renascença, vítima de doença prolongada, aos 73 anos, poucas semanas depois de ter celebrado os 50 anos de ordenação sacerdotal.
Natural de São João Campo, hoje designada por Campo do Gerês, no concelho de Terras de Bouro (Braga), foi jornalista, tendo sido, também, diretor do Diário do Minho, jornal oficial da arquidiocese de Braga.
"O ser gerente, ou administrador ou jornalista foram circunstâncias a que a Igreja me conduziu, mas a minha vocação efetivamente é falar aos homens das coisas de Deus", disse, numa entrevista recente à agência Ecclesia.
Numa nota enviada às redações, o secretariado das Comunicações Sociais da diocese de Bragança-Miranda deixou uma palavra de agradecimento.
"«Uma das obrigações da comunicação social da Igreja é ser uma agência de sentido, é dizer que, mesmo o sepulcro onde foi enterrado Nosso Senhor é diferente se o virmos de dentro para fora. Se o virmos de dentro para fora encontramos a Ressurreição. Se o virmos de fora para dentro só encontramos o escuro de morte. E fazer das coisas e dos acontecimentos, e das dores dos acontecimentos uma leitura crente, é necessariamente a nossa obrigação, o nosso papel, a nossa marca distintiva. Se deitarmos as mãos à cabeça e dissermos que não temos esperança, estamos a contrariar aquilo que é a nossa obrigação».
Estas palavras do estimado Cónego João Aguiar proferidas em 2015, na Casa Episcopal de Bragança-Miranda, no âmbito de uma formação para profissionais da comunicação social, permanecem no tempo.
O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese vacante de Bragança-Miranda agradece os seus ensinamentos e os contributos para o desenvolvimento das comunicações da Igreja neste território do nordeste transmontano", lê-se.
À família enlutada, o Mensageiro endereça sentidas condolências.