Diocese acolhe mais de 700 jovens de todo o mundo
A Diocese de Bragança-Miranda vai acolher mais de 700* jovens provenientes de vários países: Brasil, Eslováquia, Espanha, Itália, Peru, Polónia, Porto Rico, República Checa, Roménia, Venezuela, Zâmbia e Zimbabué, que chegam a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude, de 01 a 06 de agosto, em Lisboa.
Na semana que antecede a JMJ acontecem os “Dias nas Dioceses”. São encontros de jovens de todo o mundo, entre 24 e 31 de julho, e decorrem em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas.
No Nordeste Transmontano, os mais de 700 jovens que ficarão alojados nesta Diocese vão distribuir-se entre Bragança, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
No dia 24, um grupo de 20 ciclistas, proveniente de França, chega a Bragança e vai pernoitar no Colégio do Sagrado Coração de Jesus (que também será o Centro de toda a logística diocesana). No dia seguinte segue caminho com destino a Lisboa.
À cidade do Tua (Mirandela), também no dia 24, chega um grupo de 25 jovens que integra um programa da Companhia de Jesus (MAGIS Jesuítas). Até à sua partida para Lisboa (dia 29) vão dinamizar ações sociais e de contato com as populações.
O terceiro contingente, o maior (583), chega a Bragança no dia 26, quarta-feira. Pertence aos Colégios Mater Salvatoris, e vão ficar alojados nas residências do Instituto Politécnico de Bragança e da Calouste Gulbenkian, e no Colégio de Santa Clara. Devido à sua dimensão, este grupo será fraccionado. Estão previstas atividades de convívio e de contacto com a natureza, nos concelhos de Bragança e de Vinhais. Os jovens vão participar em catequeses (Catedral) e promover ações junto das comunidades rurais e em instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s).
No dia 26 de julho chega a Vila Flor um primeiro grupo de jovens (32), oriundo da Polónia, e um grupo de jovens do Brasil e do Peru (6) é esperado em Vimioso. Vão realizar ações sociais com idosos, em IPSS’s, dinamizar uma peregrinação e uma ação num bairro daquele concelho.
O segundo contingente polaco (60) chega dia 29, também ao concelho de Vila Flor. Vão realizar atividades de contato direto com as populações.
No Nordeste Transmontano são ainda esperados dois sacerdotes, provenientes de Moçambique e da Mauritânia. O sacerdote da Mauritânia será o representante do seu país na Jornada Mundial e integra o programa “Igrejas Irmãs” que permite a participação de jovens na JMJ oriundos de países onde a igreja católica é perseguida.
O novo Bispo da Diocese, D. Nuno Almeida, estará presente no acolhimento e em algumas atividades juvenis.
O Prelado vai presidir, no dia 22 ao envio dos voluntários e dos membros do coro, às 10.30h, em Vilarinho da Castanheira.
No dia 23, domingo, participará na Vigília de Oração “23 a caminho”, no Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Bragança, às 21.00h.
No dia 30, domingo, pelas 10h30, à Celebração de Envio de todos estes jovens estrangeiros, e dos jovens diocesanos, que vão à JMJ. Será na Catedral, em Bragança.
Os “Dias na Diocese” de Bragança-Miranda são coordenados pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional (SDPJV) e contam com o forte apoio das autarquias de Bragança, Vinhais, Mirandela, Vimioso e Vila Flor, bem como do Instituto Politécnico de Bragança, das Juntas de Freguesia do concelho de Bragança, da Junta de Freguesia de Vimioso, das diferentes Unidades Pastorais, de várias IPSS’s e congregações, e da Diocese de Bragança-Miranda.
(*Nota: O número de jovens, respetivas alocações, e entidades envolvidas estão a ser actualizados diariamente pelo que podem aumentar).
Cerca de 400 jovens diocesanos vão à JMJ
A Diocese de Bragança-Miranda vai à Jornada Mundial da Juventude com cerca de 400 jovens. Nesse lote inserem-se também os voluntários, chefes de equipa, bem como os 6 jovens que vão cantar nas celebrações presididas pelo Papa Francisco.
Em Lisboa, o SDPJV será responsável pela animação de 3 catequeses, numa paróquia ainda a definir.