Danny Pires é sinónimo de golos e identidade brigantina

O Grupo Desportivo de Bragança entrou em grande no Campeonato de Portugal e muito desse mérito passa pelos pés de Danny Pires. O avançado brigantino soma três golos em três jornadas, ajudando a equipa a ocupar os lugares cimeiros da tabela.
Natural de Bragança, Danny cumpre a sua terceira época consecutiva no clube, após uma passagem pelo futebol finlandês, ao serviço do Peimari United, entre 2022 e 2023.
Para o avançado 'canarinho' vestir a camisola do GDB tem um valor especial. “Para mim é um orgulho representar o GDB seja em que momento da carreira for, porque é o meu clube de coração, onde cresci na formação e aprendi tanto no futebol como na vida pessoal”, vincou.
A ligação ao clube e à cidade sente-se dentro e fora de campo. “Sendo da casa, o peso é diferente porque representas o teu clube, a tua cidade, e acaba por ser um sentimento diferente quando também tens de mostrar aos colegas de fora o que é ser do GDB.”
Na época passada, Danny apontou oito golos e foi peça importante no 3.º lugar alcançado pelos brigantinos, apesar de uma lesão o ter afastado das últimas jornadas. “Foi um sentimento agridoce porque, tanto a nível coletivo como individual, foi bom, mas fica sempre aquele pensamento de que podia ter feito mais se tivesse conseguido jogar a época toda e em condições normais”, lembrou.
A recuperação exigiu paciência e trabalho diário. “No início da lesão é normal estar frustrado porque queria jogar, mas sabia que tinha de recuperar bem para a próxima época e estar a 100%. A motivação foi dia a dia durante a recuperação, trabalhar e ver melhorias todos os dias. Acabou por ser uma motivação natural e sem desmotivação durante o processo”, explicou, deixando agradecimentos. “O que me ajudou mais a recuperar foi o treino de recuperação no ginásio e, nessa altura, tenho de agradecer ao meu companheiro de equipa e personal trainer Ruben Ferreira. Durante a pré-época, o trabalho no clube também foi fundamental para voltar a estar a bom nível competitivo.”
Agora, de volta ao melhor nível, o avançado quer dar continuidade ao bom arranque. “É um bom início de época, mas o importante é conseguir manter este momento e ajudar a equipa da melhor maneira”, afirmou.
Para Danny, o atual desempenho do grupo não é obra do acaso. “O sacrifício e trabalho que fizemos durante a pré-época foi fundamental para chegarmos ao campeonato em boa forma. O que aconteceu na época anterior dá uma pequena motivação extra, porque se já conseguimos fazer uma vez podemos voltar a repetir, mas não nos guiamos pelo que aconteceu o ano passado, porque queremos ser melhores.”
A confiança vivida no balneário tem sido outro fator-chave. “O ambiente no balneário é excelente, somos uma família dentro e fora do campo. Cada um acredita no colega que tem ao lado. Confiamos e acreditamos no trabalho de todos e estamos todos a remar para o mesmo lado.”
Sobre a liderança técnica, Danny destacou a mensagem de confiança transmitida ao grupo. “O ‘mister’ Irulegui pede sempre o empenho máximo de todos no dia a dia. Reforça sempre que somos melhores que todos e isso dá ao grupo uma motivação muito grande. Da nossa parte confiamos ao máximo no seu trabalho e no da restante equipa técnica.”
Quanto a metas pessoais, o avançado prefere a humildade. “Os meus objetivos pessoais são ser melhor cada dia e ser melhor do que fui na época passada para ajudar a equipa da melhor maneira.”
Já sobre as perspetivas coletivas, mantém os pés assentes na terra. “Ainda é muito cedo para falarmos de lugares de subida. Acreditamos que temos capacidade para andar sempre nos primeiros lugares e lutar de igual para igual com todas as equipas, mas temos de ter a consciência que nem sempre vai correr da melhor maneira.”
No final, uma palavra para os adeptos: “A mensagem que posso deixar é de agradecimento pelo apoio que nos têm dado neste início de campeonato. Que acreditem sempre em nós, mesmo quando as coisas não correrem bem, porque deste lado vamos deixar tudo em campo para defender o nosso clube e a nossa cidade,” rematou.
Foto: Guilherme Moutinho