Craque da geologia vai representar Portugal
É mais um aluno da região transmontana a destacar-se em provas relacionadas com o saber. Desta vez, na área da Geologia. Diogo Nascimento foi o vencedor da segunda edição das olimpíadas portuguesas, da geologia promovidas pela Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, e apurou-se para representar o país nas olimpíadas internacionais de ciências da terra, a realizar no Japão, no final do mês de agosto.
Apesar de ter partido confiante, o aluno, que frequenta o 11º ano no agrupamento de escolas de Murça, confessa que foi uma agradável surpresa. “Sinceramente, ganhar uma medalha de ouro, era algo que não estava nada à espera, mas tenho muito a agradecer à minha professora de Geologia, Ana Simões, que me deu uma ajuda preciosa”, conta.
Na final, em Estremoz, Diogo obteve o melhor resultado. “Havia 40 perguntas de escolha múltipla e duas provas práticas, uma delas como se tratasse de um trabalho de campo de um geólogo e ainda uma prova de minerologia e identificação e caracterização de rochas”, explica o aluno de 16 anos.