Vimioso

Costa Andrade distinguido na Assembleia da República

Publicado por . em Sex, 01/23/2026 - 15:06

Natural de Carção, no concelho de Vimioso, o antigo presidente do Tribunal Constitucional, Manuel da Costa Andrade foi homenageado na Assembleia da República, a 18 de dezembro, juntamente com o constitucionalista Vital Moreira. Ambos são Professores Catedráticos Jubilados da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Foram distinguidos com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, numa cerimónia que decorreu no Parlamento.

De acordo com a informação divulgada, a distinção foi atribuída na qualidade de Deputados Constituintes responsáveis pela elaboração do título da Constituição da República Portuguesa relativo aos direitos fundamentais, sublinhando o papel central que desempenharam na construção do quadro constitucional dos direitos, liberdades e garantias em Portugal.

A sessão foi presidida pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.

Assinaturas MDB