Bragança

Antigo presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo julgado por abuso de poder

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-01-05 09:08

O anterior presidente da Junta da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, vai começar a ser julgado no Tribunal de Bragança, no dia 18, acusado de um crime de abuso de poder, por alegadamente ter lesado o erário público em 10 408 euros.
Segundo a acusação do Ministério Público, a que o Mensageiro teve acesso, presume-se que José Pires, autarca durante um mandato, entre 14 de outubro de 2013 e 31 de outubro de 2017, tenha “engendrado um esquema tendo em vista o seu enriquecimento pessoal”, refere o despacho, “ordenando a realização de pagamentos em seu proveito pessoal a título de reembolso de quantias várias por si despendidas na aquisição de bens de consumo e serviços de natureza pessoal”.
Em causa estarão gastos, sobretudo, em refeições e combustível, “sem justificação para a realizar de tais despesas”, refere a acusação.
As funções de presidente davam direito a uma quantia mensal de 529 euros para despesas de representação. Ainda assim, o Ministério Público diz que José Pires apresentou aos serviços financeiros da junta recibos comprovativos da aquisição de outros valores além do estipulado, ordenando o seu reembolso, “não obstante a destinação privada dos bens e serviços”.

Assinaturas MDB