ATLETISMO

Américo Caldeira e Sílvia Pereira vencem prova do nacional de Skyrunning na Serra de Passos

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-04-19 14:21

O madeirense Américo Caldeira, do Clube Aventura, foi o vencedor da primeira prova do campeonato nacional de Skyrunning, que se disputou pela primeira vez na Serra de Passos, no concelho de Mirandela, no passado sábado, e que juntou mais de uma centena de atletas em representação de três dezenas de clubes.

Na prova rainha dos 23 quilómetros, Américo Caldeira gastou o tempo de 02 horas, 19 minutos e 8 segundos, conseguindo uma vitória praticamente ao sprint nos derradeiros metros. “A dificuldade da prova foi grande, a concorrência também estiveram a altura, são atletas de elite como eu, estivemos à disputa até à linha da meta e ganhou quem teve mais forças”, afirmou. Quanto ao percurso de estreia da Serra de passos, Américo Caldeira disse ser um trilho “muito técnico com dificuldade acrescida e a organização está de parabéns”, acrescentou.

Em femininos, a vencedora foi Sílvia Pereira, da equipa Train Hard Team, que gastou o tempo de 02 horas 58 minutos e 13 segundos a percorrer os 23 quilómetros, confessando que ficou surpreendida pela vitória. “Sinceramente não contava, porque tinha muita concorrência, mas correu-me bem”, revelou a atleta que também teceu rasgados elogios à organização. “Foi uma prova excelente, extremamente técnica, tinha tudo o que o skyrunning precisa. Adorei e é para continuar”.

O melhor atleta da região foi Alírio Sebastião, do Ginásio Clube de Bragança, que conseguiu o 10º lugar da geral. “Um bom resultado, perante a forte concorrência”, admite o vencedor do II trail “Serra de passos”, em novembro do ano passado. “Tenho andado a preparar o trail o contrabando do café, em Paradela, Miranda do Douro, tenho treinado menos, tive uma queda e fracturei duas costelas, ainda estou a recuperar, mas esta é uma prova fantástica é feita mesmo por quem sabe”, afirmou.

No Mini Sky Race, na distância de 10 quilómetros, André Martins (do Chaves Running Team) venceu em masculinos e Ana Patrícia Braz do Grupo “Mirandela a Correr”, triunfou em femininos. Uma vitória, em casa, já que é natural de Passos, que a deixou muito satisfeita. “Não estava à espera, porque em novembro, no trail, fiquei em quarto lugar e pensei que nunca iria conseguir vencer, mas foi possível e logo na minha terra por isso adorei”, contou esta jovem atleta que pratica Trail há ano e meio.

Quem também marcou presença na prova dos 10 quilómetros, foi o mirandelense Augusto Fontes, treinador do Clube Escola do Estreito, da Madeira, que é o atual campeão nacional por equipas de Skyrunning.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB