A opinião de ...

JMJ - A PALAVRA PARA O PAPA FRANCISCO

Na semana passada, tive um encontro com um Cardeal da Cúria Romana em Itália, durante o qual falámos de Portugal, de Lisboa e, como não podia deixar de ser, da Jornada Mundial da Juventude.
Dentre outros assuntos, mostrei ao ilustre purpurado um conjunto de citações, mensagens e apelos, que fui colecionando, dirigidos aos jovens pelo Papa Francisco e, quando lhe perguntei quais, na sua opinião, seriam os mais atuais e importantes para transmitir aos jovens por ocasião da JMJ, sem exitar um momento, a resposta foi TODOS pelo que, sem mais delongas e sem qualquer comentário, a palavra para o Papa Francisco.

"Vós, caros jovens, não sois o futuro, como habitualmente se diz. Vós sois o presente, sois a hora de Deus, que vos convoca e vos chama".

"Por favor, mantende viva a vossa alegria, ela é o sinal de um coração jovem, um coração que encontrou o Senhor, com cujo amor ireis mudar esta sociedade".

"Não viestes ao mundo para vegetar como legumes, mas para deixar uma pegada e tornar o mundo melhor. A Igreja e a sociedade precisam de vós".

"Cuidado: quando escolhemos o conforto, confundindo felicidade e consumismo, o preço que pagamos é elevadíssimo e perdemos a nossa liberdade".

"Fazei barulho, mas um barulho construtivo, um barulho de amor. Quero que vos façais ouvir nas dioceses, quero que a Igreja vá para a rua que nos defendamos de tudo o que é imobilismo, conforto, clericalismo, de tudo o que nos fecha em nós próprios".

"Quero pedir-vos que griteis, não com a voz, mas com a vossa vida, com o coração, para assim serdes sinais de esperança para o desencorajado, uma mão estendida para quem está doente, um sorriso acolhedor para o estrangeiro, um apoio atento para quem está só".

"Não tenhais medo do futuro. Ousai sonhar grande! É para estes sonhos grandes que vos convido hoje. Por favor, não vos acantoneis na pequenez, não voeis ao rés do chão, voai alto e sonhai grande. Nós, todos nós, ficamos-vos gratos quando sonhais. Sim, enquanto Igreja, também temos necessidade de sonhar, temos necessidade do entusiasmo, do ardor dos jovens para ser testemunhas de Deus que é sempre jovem."

Edição
3945

Assinaturas MDB