A potência de electricidade que tem em casa será a mais adequada aos seus equipamentos?
A DECO dá-lhe mais do que umas luzes para ter uma fatura de electricidade mais amiga.
Já lhe aconteceu o disjuntor disparar quando tem vários equipamentos ligados ao mesmo tempo? Sabia que isso é sinal de que a potência que contratou não é suficiente para si?
Para fazer uma gestão mais eficiente e reduzir a fatura de eletricidade verifique, junto do seu comercializador, se a potência que contratou é a mais adequada aos seus consumos.
Saiba que a alteração da potência contratada não tem custos associados, mas quanto maior o valor da potência, mais cara será a tarifa.
A maior parte das casas contratam uma potência entre os 3,45 kVA e os 6,9 kVA. Para escolher uma potência adequada aos seus consumos, terá de ter em conta o número de aparelhos que costuma utilizar em simultâneo, bem como os consumos de cada um desses equipamentos.
Por exemplo, para uma pessoa que use em simultâneo o frigorífico, a máquina de lavar a louça e uma televisão, é recomendada uma potência de 3,45 Kva.
Já para uma pessoa que utilize, em paralelo, o frigorífico, uma arca congeladora, uma máquina de lavar a louça, dois aquecedores, 1 forno e três televisões, é recomendada uma potência de 6,9 kVA.
No site FATURA AMIGA (www.fatura-amiga.pt) pode perceber faturas, gerir consumos, fazer simulações e poupar electricidade.
Junte-se a esta iniciativa e tenha uma fatura de electricidade mais amiga!
Para mais informações dirija-se à DECO (deco.norte@deco.pt) ou ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Alfândega da Fé (279 463 476) ou de Macedo de Cavaleiros (278 420 420). A DECO dispõe de um protocolo de colaboração com estas Autarquias e presta apoio nestes concelhos.