CICLISMO

Sabor & Douro MTB Experience levou elite do BTT a Mogadouro

Publicado por Francisco Pinto/GM em Seg, 05/25/2026 - 16:38

O concelho de Mogadouro recebeu, de 22 a 24 de maio, a prova de BTT Sabor & Douro MTB Experience, que juntou cerca de 150 atletas e trouxe alguns dos principais nomes nacionais e internacionais da modalidade aos trilhos do território.

A competição, na modalidade de ‘solo’, foi conquistada em masculinos pelo atual campeão nacional, Tiago Ferreira, enquanto no setor feminino o triunfo recaiu na algarvia Celina Carpinteiro.

A prova ficou marcada pela exigência dos percursos e pela forte componente paisagística, com os participantes a sublinharem a qualidade da organização e o potencial da região para a prática da modalidade.

Em declarações ao 'Mensageiro', Tiago Ferreira destacou a diversidade e a exigência das etapas, bem como o percurso valorizou o território. “Foram duas etapas bem distintas e bem pensadas. A organização conseguiu mostrar a vertente turística e a dureza do percurso”, referiu.

Também Celina Carpinteiro destacou o “enquadramento da prova e as condições proporcionadas”, considerando que “o evento apresenta potencial de crescimento”.

Entre os atletas em evidência esteve igualmente o mogadourense Santiago Varanda, que representou os locais e alcançou o 2.º lugar em Elites e o 11.º da geral.

Já a dupla brigantina Flávio Cipriano e Francisco Lopes, do CD Aves, venceu na modalidade de duplas, tendo igualmente sublinhado a dureza das etapas e a experiência competitiva. “Foi uma prova exigente, mas no final, apesar de alguns percalços naturais nesta modalidade, conseguimos um bom resultado. Foi um privilégio partilhar os trilhos com o Tiago Ferreira e competir com um dos melhores do mundo no XCM”, referiram.

O organizador Manuel Pires considerou o balanço “positivo”, salientando a adesão registada e deixando em aberto a continuidade da prova, dependente de apoios.

A competição iniciou-se na sexta-feira com um prólogo urbano, com partida e chegada no Parque da Cidade de Mogadouro, atravessando várias artérias da cidade e definindo os primeiros líderes dos diferentes escalões.

No sábado realizou-se a etapa mais longa, com cerca de 80 quilómetros pelos Lagos do Sabor, enquanto no domingo os atletas enfrentaram um percurso de aproximadamente 70 quilómetros no Douro Internacional.

Organizada pela Associação Monóptero Bikers, a prova integrou passagens por locais emblemáticos como o miradouro da “Serpente do Medal” e a zona de Urrós, no Parque Natural do Douro Internacional, reforçando a ligação entre a vertente desportiva e a promoção do território.

O Sabor & Douro MTB Experience consolidou-se como um evento que alia exigência competitiva, contacto com a natureza e valorização turística do concelho de Mogadouro.

Fotos: DR

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve