Mogadouro

Projeto de Apoio Domiciliário à Demência promovido pela Misericórdia ganha prémio de 47 mil euros

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2020-08-27 10:26

O Projeto de Apoio Domiciliário à Demência, da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, que tenta evitar a institucionalização dos doentes foi contemplado com o prémio ‘Fidelidade Comunidade’ no valor de cerca de 47 mil euros.

Para o provedor da Misericórdia de Mogadouro, João Henriques, este prémio é o reconhecimento do trabalho efetuado pela instituição em prol da comunidade.
“Não se atribuiu um prémio aqueles que fazem o mesmo. Dá-se uma premio a que, faz coisas diferentes com é nosso Projeto de Apoio Domiciliário à Demência, pelo seu caráter inovador”, concretizou o responsável.

Segundo o provedor o valor deste prémio vai permitir continuar com a gratuitidade do serviço prestados pela Misericórdia de Mogadouro a pessoas portadoras de demência e às suas família e cuidadores informais.

“ Sem este tipo de apoios de apoio e do município de Mogadouro que é parceiro, seria impossível, dispor deste tipo de serviço que é inovador em vários aspetos”, vincou João Henriques.

O valor do prémio foi utilizado para aquisição de uma nova viatura para transportar as esquipa multidisciplinar que presta apoio domiciliário a pessoas “demênciadas”e para financiar os recursos humanos que integram este projeto.

Esta equipa é formada por um médico neurologista, dois enfermeiros, dois psicólogos clínicos e uma animadora social cultural e está a apoiar 92 utentes, um pouco por todo o concelho de Mogadouro.

A câmara de Mogadouro apoio este o Serviço de Apoio Domiciliário com cerca de 70 mil euros.

A Fidelidade distribuiu um total de 500 mil euros por 17 intuições de todo o país, como um valor máximo de 50 mil euros, destinados ao apoio a projetos de ação social dirigidos a Intuições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos.

Assinaturas MDB