Mirandela

Executivo tem 'super-vereador' com 16 pelouros e vice-presidente rotativo

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2021-10-25 10:54

Já é conhecida a distribuição de pelouros pelos quatro membros do executivo da câmara municipal de Mirandela, liderado por Júlia Rodrigues, com Orlando Pires a ser o vereador com mais pastas atribuídas e será mesmo o primeiro vice-presidente, num sistema rotativo, tal como aconteceu no mandato anterior, se bem que em moldes diferentes.

Orlando Pires terá a função de vice-presidente até fevereiro de 2022. Depois será a vez de Vera Preto assumir a vice-presidência até junho de 2022 e até ao final do mandato será Vítor Correia o vice-presidente.

O número 3 da lista (Orlando Pires) que venceu as eleições a 26 de Setembro tem 16 pelouros atribuídos, mais do dobro do anterior mandato, quando tinha 7.
Orlando Pires recebe quase todas as pastas que eram do ex-vereador, José Miguel Cunha, que não integrou a lista socialista, mas também deixa de ser o titular das pastas da educação, do desporto e juventude e da ação social, que passam para Vera Preto, bem como dos tempos livres e a formação.

Vítor Correia, anterior presidente da junta de freguesia de Mirandela e número 2 da lista socialista, terá a seu cargo 12 pelouros, um deles esteve sob a alçada da presidente da câmara nos últimos quatro anos. Trata-se do gabinete de apoio às juntas de freguesia.

Já Vera Preto passa de 5 para 7 pelouros, comparativamente ao mandato anterior, deixando de gerir as pastas da Saúde, Turismo, Cultura e Eventos, todos atribuídos a Vítor Correia, mas por outro lado passa a ter soa a sua gestão o Desporto, a Educação e a Ação Social.

A presidente do Município, Júlia Rodrigues, passa de sete para seis pelouros, deixando de gerir o gabinete de apoio às juntas e a Qualidade, mas fica agora com a pasta das candidaturas.

Aqui fica a lista completa dos pelouros atribuídos aos quatro membros do executivo.

Júlia Rodrigues fica com seis pastas: Agricultura, Florestas, Caça e Pesca. Diplomacia Económica e Emprego. Proteção Civil. Serviço de Veterinária. Gabinete Jurídico e Candidaturas.

Vítor Correia fica com 12 pelouros: Gabinete de Apoio às Freguesias. Águas e Saneamento. Ambiente. Manutenção e Edifícios. Armazém e Gestão de Frota. Biblioteca. Património Cultural. Turismo. Saúde. Eventos. Cultura e Gestão de Recursos Culturais.

Orlando Pires tem 16 pelouros atribuídos: Licenciamento de Obras Particulares (Urbanismo). Fiscalização. Planeamento e Gestão Territorial. Reabilitação do Centro Histórico. Obras e Empreitadas Municipais. Estudos e Projetos. Transportes e Mobilidade. Energia. Gabinete de Comunicação e Relações Públicas. Contabilidade e Tesouraria.

Expediente, Património e Arquivo. Gabinete de Apoio ao Munícipe. Contratação Pública. Recursos Humanos. Gestão Financeira de Águas, Saneamento e Resíduos. Informática e Telecomunicações.

Vera Preto fica com 7 pelouros: Qualidade. Formação. Higiene e Segurança. Educação. Desporto e Juventude. Ação Social e Residência de Estudantes.
Na equipa do gabinete de apoio à presidência e à vereação, também há novidades. Paula Borges, a advogada que foi a candidata do PS à junta de Freguesia de São Pedro Velho (perdeu para o PSD) foi nomeada adjunta da presidente. Agostinho Beça deixa a equipa de apoio à presidência, mas, ao que apuramos, vai manter-se em outras funções na orgânica do executivo.

Já Matilde Machado passa a ser a secretária da presidência, trocando de lugar com Sónia Mota, que tinha esse lugar no anterior mandato, mas agora passa a ser uma das secretárias de apoio à vereação, juntamente com Lénia Remondes que mantém as mesmas funções do primeiro mandato.

Assinaturas MDB