Diputación de Zamora considera que acessibilidades são o “calcanhar de Aquiles” da cooperação transfronteiriça
O presidente da Diputación de Zamora, Javier Faúndez, voltou a criticar a falta de uma ligação rodoviária de alta capacidade entre a fronteira portuguesa e Zamora, considerando as acessibilidades o “calcanhar de Aquiles” das relações económicas e da cooperação transfronteiriça com Bragança.
À margem da apresentação da feira Fromago, realizada na sexta-feira em Bragança, Javier Faúndez lamentou a lentidão da transformação da N-122 espanhola em autoestrada, recordando que atualmente está em execução apenas um troço de cerca de 1,5 quilómetros.
“É um calcanhar de Aquiles que estamos a sofrer”, afirmou.
Segundo o presidente da Diputación, esse pequeno troço acumula atrasos e poderá ainda sofrer um novo adiamento de cerca de um ano, além de um agravamento significativo dos custos da obra.
“A verdade é que não é muito lógico”, criticou.
Faúndez considera particularmente difícil compreender que a ligação entre a fronteira portuguesa e Zamora continue sem características de autoestrada.
“Não é lógico que desde o Porto até Helsínquia (Finlândia) o único troço que exista sem autoestrada sejam 82 quilómetros desde a fronteira com Portugal até Zamora. Ninguém entende”, afirmou.
O responsável garantiu que a Diputación continuará a pressionar o Governo espanhol para que sejam dados novos passos na concretização da ligação.
“Sabemos que não se vai finalizar de um dia para o outro, mas pelo menos é preciso dar passos suficientes para continuar a avançar na sua construção”, acrescentou.
Ligação a Puebla de Sanabria também preocupa
Outro dos dossiers considerados prioritários por Javier Faúndez é a ligação entre Bragança, Rio de Onor e Puebla de Sanabria.
Do lado espanhol, a estrada entre Puebla de Sanabria e Rihonor de Castilla/Rio de Onor encontra-se incluída no denominado Plano da Raia, destinado à melhoria das acessibilidades nas zonas fronteiriças.
Segundo Faúndez, a Junta de Castilla y León encontra-se a concluir o projeto para aquela estrada.
O plano inclui quatro vias rodoviárias, duas das quais já terão sido adjudicadas. Entre elas encontra-se a ligação de Villarino de Manzanas a Puebla de Sanabria, conhecida como Camino del Lobo, num investimento superior a seis milhões de euros.
A estrada entre Puebla de Sanabria e Rio de Onor deverá ser uma das próximas intervenções.
No entanto, Javier Faúndez alerta que a intervenção espanhola não resolverá, por si só, o problema.
O responsável considera indispensável que Portugal e Espanha encontrem uma solução conjunta para garantir a continuidade da estrada em Rio de Onor e a ligação adequada a Bragança, sobretudo para permitir a circulação de veículos pesados.
“A estrada da Junta de Castilla y León chegará a Rihonor, mas Rihonor não tem neste momento características para que o tráfego pesado possa ligar à estrada de Portugal”, explicou.
Faúndez entende que a questão deverá ser tratada numa das cimeiras bilaterais entre os governos português e espanhol, sendo necessário assegurar também financiamento para a intervenção.
“Se fazemos uma estrada até Rihonor e não facilitamos o acesso com Bragança, realmente não nos servirá de muito”, alertou.
