Macedo de Cavaleiros

Diagnóstico do PISA aos Agrupamentos de escolas da CIM revela défices face a outras regiões

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-12-02 10:28

Está feito o diagnóstico do desempenho dos alunos de todos os 11 agrupamentos de escolas dos nove municípios incluídos na Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM). A avaliação fina foi possível graças à aplicação do PISA-Programa Internacional de Avaliação dos Alunos, um projeto de diagnóstico que usa uma metodologia desenvolvida pela OCDE, e que possibilita aos estabelecimentos de ensino avaliarem e aferirem qual é o desempenho dos alunos do ponto de vista dos resultados, abrangendo as diversas vertentes que podem contribuir para as notas, nomeadamente os indicadores do contexto socio-económico, bem como a voz do aluno sobre a sala de aula, a prestação dos docentes, ou motivação dos jovens.
A metodologia que foi aplicada por município, no último ano e meio, chegou a cerca de uma centena de escolas em todo o país, incluindo todos os agrupamentos da CIM-TTM. Foi aplicado entre outubro e dezembro de 2020.

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