Nordeste Transmontano

Covid-19: Um caso novo em Bragança e testes negativos na Santa Casa de Miranda

Publicado por AGR/FP/FP em Sáb, 2020-08-08 19:02

As autoridades de saúde do distrito contabilizaram um caso novo no distrito de Bragança enquanto que os quase 140 testes realizados na Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro foram todos negativos.

O caso positivo é um homem, de 78 anos, de uma aldeia do concelho de Bragança.

Já a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro disse, este sábado, ao Mensageiro, que os 134 testes realizados à Covid-19 realizados a nos últimos dias na instituição “deram todos negativos para o novo coronavírus”.

De acordo com Jacinta Frenardes, foram realizados os primeiros testes em 05 de agosto, tendo-se registado “dois casos Covid-19 positivos”, uma funcionária e uma utente que já se encontrava em isolamento desde o dia 28 de julho apesar de apenas manifestar febre.

A provedora acrescentou que foi informada a Delegação de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dada a preocupação vivida na instituição, e para reforçar a articulação e orientação de medidas concretas.

“Foram reforçadas as medidas de vigilância dos colaboradores e utentes e desinfeção dos espaços”, vincou a provedora.

“Relativamente à situação do número de infetados na comunidade, familiares de funcionários, da Santa Casa da Misericórdia no dia 22 julho foram tomadas medidas adicionais às preconizadas no Plano de Contingência, por forma a reduzir ao mínimo eventuais contágios”, indicou a também médica.

Dados os dois resultados positivos, todos os funcionários e utentes num total de 136, foram submetidos a testes Covid- 19 nos dias 6 e 7 de Agosto de 2020.

No total foram realizados 136 testes distribuídos por:

Utentes - 71

Ajudantes de Lar – 18

Serviços gerais (limpeza) – 9

Cozinha – 8

Lavandaria - 5

Serviço de apoio domiciliário – 5

Técnicos e administrativos – 14

Mesa Administrativa – 3

Motoristas e manutenção – 3

Com estes resultados, passou para 86 o número de casos ativos no distrito de Bragança. A capital de distrito regista 40 enquanto Miranda mantém os 34.

Macedo de Cavaleiros tem quatro casos ativos, Mirandela dois. Vinhais, Mogadouro, Vimioso e Torre de Moncorvo têm um caso cada um, havendo ainda dois casos importados da região de Lisboa.

Dos 413 casos registados desde o início da pandemia, 304 já recuperaram.

Assinaturas MDB