Covid-19: Fim de semana trouxe mais recuperados e pelo menos quatro óbitos
O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança, dá conta de 173 novos casos de infeção do Sars-Cov-2 e 208 recuperados nas últimas 72 horas.
Face à passada sexta-feira, há agora um decréscimo de casos ativos, sendo agora 792, o número total de pacientes infetados no distrito.
Dos 12 concelhos do distrito de Bragança, 4 tiveram mais casos novos do que recuperados: Macedo de Cavaleiros tem mais 29 casos ativos, comparativamente ao que acontecia na passada sexta-feira. Também Alfândega da Fé tem agora mais 15 casos ativos. Vila Flor tem mais 6 e Carrazeda de Ansiães regista mais um caso.
Nos restantes 8 concelhos, houve uma diminuição de casos ativos do novo coronavírus, pelo facto de terem registado maior número de recuperados do que novos casos de infeção.
A maior diminuição aconteceu em Vimioso, com uma queda de 35 casos ativos. Bragança tem agora menos 27, apesar de vários surtos em várias instituições, como em Coelhoso, Outeiro, Obra Social Padre Miguel, Santos Mártires ou APADI.
Mirandela tem menos 10 casos ativos, face a sexta-feira, já que registou 18 novos casos, mas viu recuperar 28 pacientes.
Vinhais tem menos 6. Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Douro têm agora menos 4. Enquanto Torre de Moncorvo e Mogadouro registam menos um caso ativo.
Desde que começou a pandemia no distrito, a 14 de março, estão agora confirmados 4793 casos do novo coronavírus, tendo recuperado 3924 pacientes. Para as autoridades de saúde, o número de mortes associadas à Covid-19 é de 77, mas a contagem dos óbitos já não sofre evolução há mais de uma semana.
Contudo, nas últimas horas há a notícia de pelo menos mais quatro óbitos no distrito, dois deles na Casa da Criança, em Sendim, e outros dois no lar de Outeiro, em Bragança.
Tratam-se de dois homens e duas mulheres, com idades acima dos 80 anos.
Segundo o relatório da Saúde Pública desta segunda-feira, restam 792 casos ativos distribuídos pelos 12 concelhos. Confira agora os números e as freguesias onde se registam mais casos ativos:
BRAGANÇA 359 (com destaque para s 49 em Outeiro e 27 em Coelhoso)
MACEDO 97 (7 em Castelãos e 6 em Arcas)
VIMIOSO 87 (66 em Argozelo)
MIRANDELA 62 (30 na cidade. 10 na Fradizela. 5 em Alvites. 5 em Passos. 4 em Carvalhais. Os restantes 8 estão distribuídos por outras freguesias que têm menos de 3 casos, pelo que a DGS não divulga)
ALFÂNDEGA 53 (6 UF de Pomba e Vales)
MIRANDA 46 (30 na UF de Sendim e Atenor)
VILA FLOR 33 (15 na UF de Candoso e Carvalho de Egas)
MOGADOURO 29 (4 na UF de Valverde, Vale de Porco e Vilar de rei)
MONCORVO 11 (5 na vila)
VINHAIS 7
FREIXO 6 (todos na UF de Freixo e Mazouco)
CARRAZEDA 2