Nordeste Transmontano

Covid-19: Distrito com os números mais baixos desde o início da pandemia

Publicado por António G. Rodrigues/Fernando Pires em Seg, 2021-06-14 22:41

As autoridades de saúde do distrito de Bragança não registam nenhum caso novo desde a passada sexta-feira, dia em que havia 13 casos ativos no distrito.
Apesar de ainda não ser conhecido o relatório relativo aos últimos dias, o Mensageiro apurou junto de fonte próxima do processo, que foram dados como recuperados nove pacientes nas últimas horas.
Desta forma, restam quatro casos ativos em todo o distrito de Bragança, divididos por quatro concelhos: Bragança, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, que não se registavam tão poucos casos ativos no distrito de Bragança.
Recorde-se que, na sexta-feira passada, a Direção-Geral de Saúde (DGS) deu a conhecer, esta sexta-feira, os números de incidência cumulativa em todos os concelhos de Portugal, em 14 dias.
Entre 26 de maio e 8 de junho, o distrito de Bragança não tem nenhum concelho em situação de alerta, ou seja, todos passam à próxima fase de desconfinamento, mesmo tendo em conta que Vimioso ultrapassou os 120 casos por 100 mil habitantes.

Como se trata de um concelho de baixa densidade, a matriz de risco é agora diferente e para um concelho ficar em alerta tem de ultrapassar em duas semanas consecutivas os 240 casos por cem mil habitantes.

No distrito, Vimioso chegou aos 124 casos por 100 mil habitantes, mas os restantes concelhos ficaram abaixo dos 33 casos.

Vila Flor teve 33 casos por cem mil habitantes. Miranda do Douro teve 28. Vinhais teve 26. Bragança ficou-se pelos 15 casos por cem mil. Macedo de Cavaleiros com 14 e Mirandela com 5 por 100 mil habitantes. Os restantes cinco concelhos não tiveram qualquer caso novo de covid-19 em 14 dias: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro.

Em termos reais, resulta que, entre 26 de maio e 8 de junho, o distrito registou "apenas" 19 novos casos de infeção: 5 em Vimioso. 5 em Bragança. 2 em Miranda do Douro, Vinhais, Vila Flor e Macedo de Cavaleiros e 1 em Mirandela.

Assinaturas MDB