Nordeste Transmontano

Covid-19: Casos ativos voltam a subir à custa dos lares

Publicado por FP/AGR em Sex, 2020-12-11 22:50

Nas últimas 24 horas, houve mais novos casos de infeção por Sars-Cov-2 do que pacientes recuperados, o que já não acontecia há mais de uma semana.

De ontem para hoje, há mais 86 pessoas que testaram positivo para a Covid-19, sendo que o mais recente boletim das autoridades de saúde revela um número inferior de recuperados (41).
Estão confirmadas mais duas mortes associadas ao novo coronavírus, ambas já conhecidas (uma em Bragança e outra em Argozelo).

Bragança volta a ter muitos casos nas últimas horas, principalmente associados a lares de idosos, dado que no deve e haver entre novos casos e recuperados aquele concelho regista uma subida de 50 casos ativos, face ao dia de ontem.

A Obra Social Padre Miguel regista pelo menos 43 casos ativos nos últimos três dias após cerca de 300 testes realizados (33 utentes e dez colaboradores, todos assintomáticos), enquanto o Palácio da Sabedoria, um lar privado, tem cerca de uma dezena de casos.

A freguesia de Milhão tem um surto já com 23 casos, relacionados com uma formação de carta de trator.

Em S. Pedro há 24 casos, num surto no lar da aldeia, e em Outeiro são 37, também relacionados com o lar local, que ontem tinha 45 casos.

Também o concelho de Miranda do Douro aumentou em 10 o número de casos ainda ativos da doença, fruto de um novo surto identificado na Casa da Criança, com 13 utentes e três funcionários.

Vinhais tem mais uma pessoa infetada, se comparado com o dia de ontem.

Nos restantes concelhos registou-se uma diminuição de casos ativos, já que tiveram mais recuperados do que novos casos nas últimas 24 horas.

Foi o caso dos concelhos de Vimioso e Mogadouro, que registam agora menos 4 casos ativos. Alfândega da Fé tem menos 3. Macedo de Cavaleiros e Freixo de Espada à Cinta registam agora menos 2 casos, enquanto Torre de Moncorvo, Vila Flor, e Mirandela tiveram mais um paciente recuperado do que novos casos de infeção e por isso viram diminuir o número atual de casos ativos, em 1.

No caso concreto do concelho mirandelense, ao que apuramos, nas últimas 24 horas registou 5 novos casos, mas houve 6 pacientes recuperados.

Até agora, esta pandemia teve 4139 casos confirmados no distrito. Estão recuperados 3374. Morreram 77 pessoas.

Restam agora 688 casos ativos, distribuídos por 11 dos 12 concelhos, dado que, desde ontem, Carrazeda de Ansiães já não tem qualquer caso.

Confira os casos ativos:
BRAGANÇA 331
VIMIOSO 84
MIRANDELA 83
MACEDO 48
MIRANDA 36
MONCORVO 34
VINHAIS 26
FREIXO 16
ALFÂNDEGA 13
MOGADOURO 11
VILA FLOR 6

Assinaturas MDB