Covid-19: casos ativos voltam a subir
Já é conhecido o relatório das autoridades de saúde do distrito de Bragança relativamente à situação da pandemia da Covid-19 nesta quinta-feira.
Nas últimas 24 horas, registaram-se 64 novos casos de infeção, mais 14 do que pacientes recuperados que, de ontem para hoje, foram 50.
No concelho de Mirandela, houve 5 casos positivos - distribuídos pela cidade e pelas freguesias de Torre de Dona Chama e Passos), mas nas últimas horas recuperaram mais 17 pacientes, o que resulta numa diminuição de 12 casos ativos, face à contagem de ontem.
Mirandela tem agora um total de 69 casos ainda ativos: 38 na cidade. 8 na freguesia da Fradizela. 5 em Alvites. 4 em Carvalhais. 3 em Vale de Telhas. 3 em Vale de Salgueiro e outros 3 na freguesia de Passos. Os restantes 5 casos estão espalhados por várias freguesias, que por terem um número total de infetados inferior a 3 não são revelados, uma norma da DGS.
Para além de Mirandela, só houve mais dois concelhos onde o número de pacientes recuperados foi superior ao de casos novos de infeção e por isso viram diminuir o número de casos ativos, de ontem para hoje.
Foi o caso de Vinhais, que tem agora menos 3 casos e Miranda do Douro com menos 1.
Três concelhos não sofreram alteração, mantendo os mesmos casos ativos: Mogadouro, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães.
Nos restantes seis concelhos do distrito, houve um acréscimo de casos ativos. Bragança tem mais 12. Vimioso mais 7, sendo que só em Argozelo há agora 96 casos ativos. Também Macedo tem agora mais 4 casos. Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta têm mais 3 casos ativos, face ao dia de ontem. Já Vila Flor tem mais 1 caso.
Até esta quinta-feira, estão agora confirmados 4508 casos do novo coronavírus. 3675 já recuperaram e registaram-se 77 mortes associadas à Covid-19.
10 POR CENTO DOS INFETADOS ESTÃO INTERNADOS
Atualmente, o distrito de Bragança tem 756 pessoas infetados pelo Sars-Cov-2, sendo que, segundo a Unidade Local de Saúde do Nordeste, 77 estão internadas nos três hospitais do distrito (Bragança, Macedo e Mirandela). 64 estão em enfermaria e os restantes 13 estão nos cuidados intensivos.
Ou seja, cerca de 90 por cento dos infetados estão a recuperar no domicílio.
Confira os casos ainda ativos nos 12 concelhos do distrito:
BRAGANÇA 341
VIMIOSO 124
MACEDO 75
MIRANDELA 69
MIRANDA 49
ALFÂNDEGA 24
MOGADOURO 19
VILA FLOR 17
VINHAIS 15
MONCORVO 13
FREIXO 10
CARRAZEDA 1