FUTEBOL FORMAÇÃO

CA Macedo de Cavaleiros anula desvantagem e carimba lugar na final de Sub-18

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 05/10/2025 - 21:11

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros garantiu, este sábado, a presença na final da Taça Distrital de Futebol Sub-18, ao bater de forma expressiva, por 6-1, a Escola Crescer, no jogo da segunda mão das meias-finais da prova organizada pela AF Bragança.

Apesar de ter entrado em campo em desvantagem, após perder por 3-1 na primeira mão disputada em Bragança, a formação macedense soube 'dar a volta' à eliminatória, num jogo em que revelou personalidade, maturidade e eficácia ofensiva.

O encontro, disputado no Campo Sintético de Macedo de Cavaleiros, até começou de feição para os visitantes, com Francisco a aproveitar uma defesa incompleta de Diogo Tomé para colocar a Escola Crescer na frente logo aos 10 minutos. No entanto, o golo sofrido não abalou a formação da casa, que respondeu com determinação.

Martim, reconfigurado para uma zona mais central, assinou o empate aos 27 minutos, após um cruzamento bem medido de Choupina. Seis minutos depois, voltou a fazer o gosto ao pé – desta vez de cabeça –, dando a melhor sequência a um cruzamento de Mustapha. A cambalhota na eliminatória ficou completa antes do intervalo, com Tomás Sousa a marcar o 3-1 na sequência de um canto, igualando o resultado agregado.

Na segunda parte, a Escola Crescer mostrou dificuldades em suster a avalanche ofensiva dos locais, que confirmaram o apuramento com mais três golos: Ribeiro fez o 4-1 aos 77 minutos, através da conversão de uma grande penalidade, e, já nos descontos, Martim completou o hat-trick e Choupina selou o resultado em 6-1.

No final da partida, Carlos Choupina, treinador da equipa macedense, destacou a exibição da sua formação. “O Macedo de Cavaleiros demonstrou ser uma equipa capaz e com mais vontade de conseguir a presença na final da Taça Distrital de Sub-18. Foi um excelente jogo, onde os meus jogadores cumpriram com distinção o que lhes foi pedido. Apesar do mau começo, com o golo sofrido num erro infantil, a minha equipa mostrou uma reação muito adulta às adversidades. Mexemos bem na equipa e provámos ser a melhor equipa em campo. Quanto à final da Taça, é mais um jogo para vencer.”

Já Nuno Pereira, técnico da Escola Crescer, reconheceu a superioridade do adversário. “Já sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar nesta deslocação a Macedo de Cavaleiros, apesar da vantagem trazida da primeira mão. Até começámos melhor, ao marcar primeiro, mas o adversário acabou por ser superior e um justo vencedor. Após o afastamento da prova, fica um sentimento de tristeza tendo em conta que não fomos capazes de segurar a vantagem de 3-1. Mostrámos um excesso de confiança após o golo inaugural e isso custou caro nas aspirações da equipa. A minha equipa voltou a mostrar pouca resistência física, o que é o resultado do não treinar como é necessário para fazer face aos desafios.”

Com este resultado, o CA Macedo de Cavaleiros avança para a final da Taça Distrital de Sub-18, onde irá defrontar o vencedor da meia-final entre o GD Bragança e o FC Leão Negro/CSP Vila Flor, agendada para 18 de maio, sendo que os brigantinos partem em vantagem após o triunfo por 2-1 fora de portas.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

Assinaturas MDB