FUTSAL

Macedense celebra regresso às vitórias em animado dérbi transmontano (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2024-02-11 21:39

O Grupo Desportivo Macedense venceu o rival transmontano Amigos de Cerva por 8-4, na jornada 4 da Série 2 da Fase de Manutenção do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, pondo fim a uma série de três derrotas consecutivas em todas as competições (Taça de Portugal e Campeonato).

Antes do início da partida em Macedo de Cavaleiros cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do antigo futebolista, João Oliveira Pinto, recentemente falecido.

Com a bola a rolar, não foi preciso esperar muito para ver golos a serem marcados, com os Amigos de Cerva a inaugurarem o marcador aos 0’, por Zé Nuno, na sequência de um pontapé de canto de Igor.

A reação do Macedense foi imediata, com Riquinho a disparar para o fundo das redes, dando seguimento ao livre cobrado rasteiro de Patrick Aragão, aos 1’.

Motivados pelo empate, os homens de Rui Costa operaram a reviravolta aos 2’, por Patrick Aragão, que festejou tão efusivamente (num tom carnavalesco) que recebeu um cartão amarelo.

Já no segundo tempo, o Macedense ganhou vantagem aos 26’, por João Pedro, de calcanhar, após bom trabalho de Pedro Miguel. Aos 29’, foi a vez de Pedro Miguel rematar forte e colocado para o 4-1.

Em desvantagem, os Amigos de Cerva apostaram no 5x4, mas iriam sofrer mais um golo, aos 34’, pelo goleador Patrick, assistido por Riquinho.

 A pressão forasteira iria acabar por dar frutos aos 36’, com Patrick Aragão a derrubar na área Mimi, resultando numa grande penalidade. Esta falta foi punida com o segundo amarelo e respetiva ordem de expulsão para Aragão, sendo que na conversão Faria não tremeu perante o inspirado guardião Anderson. Os Amigos de Cerva voltariam a marcar por Faria, aos 37’, e Mimi, aos 38’.

O bom momento dos visitantes acabaria por ser manchado aos 38’, por Faria a receber cartão vermelho direto por agressão a Pedro Miguel.

No último minuto da partida, Igor derrubou Pedro Miguel dentro da área de rigor, com o árbitro a marcar prontamente grande penalidade. Riquinho assumiu o castigo e assinou o 6-4.

Antes do apito final, ainda houve tempo para o bis de Takumi.

No rescaldo do dérbi transmontano, o técnico do Macedense, Costinha, elogiou o que considerou um enorme jogo de futsal. "Numa fase inicial da partida não conseguimos impor o nosso modelo de jogo e o adversário acabou por ter algumas oportunidades claras. No início da segunda parte, o Cerva entrou melhor e nós sentimos a responsabilidade do jogo, mas acabámos por assumir o controlo da partida e gerir um jogo que ninguém merecia perder".

"Estava cansado de vitórias morais. Na semana passada, fizemos um grande jogo, mas um autogolo e uma expulsão afetaram o resultado. Neste jogo, tivemos momentos de bom desempenho e superioridade, mas também ocasiões em que o jogo esteve mais dividido. É essencial que Cerva e Macedense permaneçam na competição, pois Trás-os-Montes precisa não só de nós, mas de todos os que possam contribuir, devido à qualidade presente na região," acrescentou o técnico macedense.

Para Álvaro Santos, treinador do clube de Ribeira da Pena, o clube de Macedo de Cavaleiros fez valer a sua capacidade finalizadora. "Entrámos muito bem no jogo, mas no futsal a eficácia tem muito peso e o Macedense, nesse aspeto, tanto na primeira como na segunda parte, acabou por ser superior ao Cerva. Quando isso acontece, acabamos por pagar caro. Os próximos jogos vão ser como finais, nós temos que percorrer esse caminho, obviamente, e eu desejo que as duas equipas consigam manter-se na segunda divisão e que haja uma terceira equipa transmontana que consiga subir, o que acho que também precisamos."

Concluída a jornada 4, o Macedense sobe ao quinto posto, seguido pelo Amigos de Cerva, em sexto lugar, ambos com 6 pontos somados.

Na próxima jornada, marcada para o dia 17 de fevereiro, o Macedense desloca-se à Amadora para enfrentar o União e Progresso da Venda Nova, enquanto os Amigos de Cerva recebem o Bairro da Boa Esperança.

Fotos e vídeo: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB