Agentes pastorais estiveram em formação
Cerca de 90 agentes pastorais, entre os quais 14 sacerdotes, 5 diáconos e 6 consagrados, marcaram presença, no passado sábado, na formação permanente “Como ser Igreja Sinodal em Missão?” que decorreu na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.
Na Abertura, D. Nuno Almeida, afirmou que “temos, hoje, mais consciência de que uma Igreja sinodal se funda no reconhecimento da dignidade comum derivada do Batismo que torna todos os que o recebem filhos e filhas de Deus, membros da família de Deus e, portanto, irmãos e irmãs em Cristo, habitados pelo único Espírito e enviados para cumprir uma missão comum, caminhando lado a lado com todos”.
Consciente de que “as instituições e estruturas, por si só, não são suficientes para tornar a Igreja sinodal», o Prelado admitiu a necessidade de “uma cultura e uma espiritualidade sinodais, animadas por um desejo de conversão ao Evangelho, alimentadas pela Eucaristia e sustentadas por uma formação adequada: integral, inicial e permanente, para todos os membros do Povo de Deus”, frisou.
Após a apresentação do relatório síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, pelo Padre José Bento Soares, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho e reflexão.
As conclusões foram apresentadas em plenário e serão enviadas à Conferência Episcopal Portuguesa.